Noticias

foto-big01

BV na Oktoberfest, coletadas aproximadamente 100.000 bitucas

A Bituca Verde vai estar presente na 28ª Oktoberfest promovendo uma ação ecológica durante o evento, de 06 a 23 de outubro. A Bituca é uma iniciativa da empresa Climat, de São Paulo, que vai instalar 40 coletores (cinzeiros) ecológicos na Vila Germânica facilitando a coleta das xepas (bitucas) de cigarros para reciclagem. A proposta, de acordo com o gerente comercial Fabiano Russo, é retirar o produto do meio ambiente e dar o destino correto ao material.

Ele explica que os coletores instalados na Vila Germânica durante a Festa de Outubro vão facilitar o recolhimento do material de maneira limpa, de forma que o produto possa ser reutilizado. A Bituca Verde recicla as xepas de cigarros, transformado-as em papel, que pode ser usado como revestimento de cadernos, agendas, blocos e outros. “A produção do papel é totalmente artesanal”, informa.

Os coletores serão instalados fora dos Pavilhões, visto que dentro dos setores fechados da festa, não é permito fumar, conforme Lei Municipal nº 7449 de 22 de outubro de 2009. “A instalação dos cinzeiros vai evitar que os fumantes atirem o material no chão e assim eles possam ser reaproveitados”, explica Russo.

Para se ter uma idéia do prejuízo que as xepas de cigarro causam ao meio ambiente, Fabiano Russo explica que uma bituca leva até cinco anos para se decompor e contem 4.700 agentes tóxicos.

De acordo com o gerente, 40% da população mundial são fumantes. “Levando em conta que a Oktoberfest deste ano tem a expectativa de receber 600 mil visitantes, vamos trabalhar com a projeção de 240 mil fumantes presentes na Vila Germânica. Se cada um jogar fora cinco xepas, por exemplo, teremos mais de 1 milhão de xepas que precisam ser recolhidas de forma correta”.

Fonte: Fabiano Russo, gerente comercial da Bituca Verde – 11 7870-1575.
Assessoria de comunicação: Tânia Rodrigues – 47 9618-1492



fiesp

Boletim anual da FIESP destaca como algumas iniciativas sustentáveis estão transformando negócios

Guimba, bagana, beata, bituca… Não importa o nome que ele tenha, mas aquele restinho de

Leia mais
sebrae-web

Logística reversa de pontas de cigarro é o negócio da Bituca Verde

Empresa paulista responsável por proposta inovadora para a reciclagem de resíduos de cigarros participa da

Leia mais

Apoio

tenha coletores

Clique aqui

ONG que disponibiliza espaço em seus ECOPONTOS do Rio de Janeiro para armazenamento de bitucas.

Apoie essa iniciativa

seja um fumante consciente e não polua
o meio ambiente